terça-feira, 2 de agosto de 2011

#FicaDica - Perspectivas 2011

Quer saber o que pode surpreender neste ano? Observadores de tendências em estilo e cultura mostram o que vai fazer barulho

Por Carolina Machado e Lívia Laranjeira

Tecnologia
Por Alexandre Rodrigues Sanches*

GEOLOCALIZAÇÃO. “Onde estou?” é a pergunta que vai marcar as redes sociais daqui para a frente. A rede Foursquare encontrou seu espaço, e até Twitter e Facebook já aderiram.

TABLETS. A Apple ainda reina no mercado, mas isso vai acabar. A concorrrência foi atrás e vai lançar diversas alternativas.

COMPUTAÇÃO EM NUVEM. Arquivos, programas e até parte do seu sistema operacional vão ficar armazenados em grandes servidores e poderão ser acessados de forma remota.

O FIM DA INTERNET ABERTA. Depois do tempo em que navegávamos como num mar aberto, vivemos a era das ilhas – por exemplo, o Facebook e o Twitter. Se a tendência de redes sociais fechadas se mantiver, há risco de a web virar um oceano lotado de ilhas.

*Alexandre Rodrigues Sanches, curador da Campus Party

Televisão
Por Patrícia Kogut*

ATRIZES EM DESTAQUE. Bianca Bin, a Fátima, de Passione, e Andréa Horta vão brilhar. Bianca começou em Malhação e vai ser protagonista da próxima novela das seis, que também terá no elenco Andréa, destaque na minissérie A Cura.

PRODUÇÕES INDEPENDENTES NA TV ABERTA. Há uma movimentação no mercado a favor de novos formatos de programas de TV realizados por produtoras independentes.

*Patrícia Kogut, colunista do O Globo

Moda Lifestyle
Por Carolina Althaller*

“Em 2011, a gente vê o mundo emergir de um período traumático, depois da crise econômica no centro do capitalismo avançado, para uma era de novos valores e crenças”

ANOS 70. Mistura o hippie boho com a sofisticação do safári de luxo inspirado nas peças de Yves Saint Laurent. A silhueta aparece alongada e em color blocking. A inspiração romântica e bucólica está presente em rendas, babados e florais...

PUNK. Voltam com força: jaquetas bikers, alfaiataria inspirada nos teddy boys, estampas de leopardo, detalhes de couro, black denim e texturas desgastadas.

MINIMALISMO. Apareceu nas coleções de Céline e Chloé apresentadas para o inverno europeu e ainda vai render.

TECIDOS. Veremos um retorno de tecidos simples, como algodão, popeline, denim e cambraia, todos com um toque de moda definido por aplicações de renda, bordado inglês e crochê.

*Carolina Althaller, relações-públicas da WGSN

Noite
Por Erika Palomino*

PARA POUCOS. O que vai pegar são festas menores e baladas corporativas que tenham menos cara de festas de empresa.Todo mundo quer viver experiências especiais.

DECADÊNCIA DO CARÃO. Chique é ser educado, sorrir para as pessoas e cumprimentar sem parecer o rei ou a rainha da cocada. É cada vez mais cafona ser antipático. ]

*Erika Palomino, consultora de moda

Música
Por Marcus Preto*

BOLAS DA VEZ. Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz são grandes apostas de 2010 e que continuarão ganhando força em 2011.

CENÁRIO. Depois de Rio de Janeiro, Bahia, Recife, a cena criativa agora está em São Paulo. Não necessariamente feita por paulistanos, mas por pernambucanos, gaúchos, baianos que se encontraram pelos palcos e estúdios da cidade.

AÇÃO ENTRE AMIGOS. A graça dessa nova geração de artistas do cenário paulistano é que todo mundo se ajuda, mesmo que venham de planetas musicais totalmente diversos. No disco da Tiê, que deve sair em março ou abril, Marcelo Jeneci toca sanfona, Hélio Flanders, do Vanguart, faz o violão e Thiago Pethit, que vem da cena folk, também participa nos vocais. É uma espécie de piquenique sonoro; ninguém sabe o que pode acontecer.

*Marcus Preto, jornalista de música da Folha de S.Paulo

Beleza
Por Fabiana Gomes*

COLORIDO. A cor, usada de maneira mais clássica, próxima à raiz dos cílios, é um elemento importante e novo. Pode ser em um delineador, em um olho esfumado e boca clássica.

PASTEL, EM TONS MAIS LAVADOS E SUAVES. A inovação aqui é a maneira mais ousada e moderna de usar essas cores. O tom deve ser aplicado de forma mais ampla, até exagerada.

NUDE. O ponto-chave é o contraponto de texturas opacas e luminosas. Por exemplo, se optar por uma boca com gloss, deixe os olhos com uma sombra sem brilho. Se a base for mais neutra, use um iluminador nas maçãs do rosto.

BRONZEADO. O bronze volta sem chegar ao tom cenoura. Assim como a tendência do nude, também explora os contrastes entre luz e sombra. No inverno, o look permanece em versão mais light.

*Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C no Brasil

Gastronomia
Por Marcelo Katsuki*

CULINÁRIA COREANA. Depois do boom da comida peruana, que abriu muito a cabeça para comidas mais ousadas, deve acontecer a descoberta da cozinha coreana, com porções pequenas, comidas picantes e pratos saudáveis, vegetarianos.

BRIGADEIRO.  2010 foi o ano do brigadeiro no Brasil. Mas lá fora o doce ainda não foi descoberto. O brigadeiro é a trufa brasileira e tem grande potencial para estourar lá fora.

SHOCHU. Depois do saquê, este deve ser o ano do shochu, a bebida japonesa destilada. Há uma grande febre no Japão, principalmente entre as mulheres, porque engorda menos.

GASTRONOMIA TECNOLÓGICA. Na onda dos iPads e tablets, devem surgir recursos mais avançados, como fazer a solicitação do prato diretamente para a cozinha, sem a interferência de um atendimento.

*Marcelo Katsuki, autor do blog Comes e Bebes e editor de arte da Folha Online

Decoração
Por Chris Campos*

O tempo de ter a casa igual à de todo mundo está chegando ao fim. Casas com jeito de casas e não de réplicas de showrooms. Referência brasileira, cheiro de bolo de chocolate e de brigadeiro. Mais prateleiras abertas e menos armários planejados. Bacana mesmo é viver num ninho com aparatos tecnológicos menores e mais escondidos. Mais flores, músicas, livros e conversas. Mais convidados especiais e menos isolamento.

*Chris Campos, autora do blog de decoração Casa da Chris

Sustentabilidade
Por Lucas Liedke*

Há um movimento muito legal chamado carrotmob. Funciona assim: um grupo de consumidores escolhe um produto que traz alguma melhora sustentável e social para seu ramo de negócio e une-se numa flashmob para comprá-lo em massa. É o “buycott”, em oposição ao boicote.

*Lucas Liedke, diretor do núcleo Trends da agência Box 1824, especializada em mapear tendências de consumo

Cinema
Por José Geraldo Couto*

AGORA É VEZ DA TAILÂNDIA. Depois de várias ondas orientais, o cinema tailandês dá as cartas. Apichatpong Weerasethakul faz um cinema para lá de intrigante e ganhou o melhor filme em Cannes ano passado. Em 2011, ele vem com Utopia, um filme sobre o que a cor branca representa. Só vendo para entender.

NOVOS MOCINHOS DO CINEMA BRASILEIRO. Cao Hamburger foi ao Xingu filmar a vida dos irmãos Villas-Bôas, sertanistas que descobriram e ajudaram a proteger vários grupos indígenas do norte do Brasil nos anos 40. Felipe Camargo, João Miguel e Caio Blat fazem os três irmãos.

UM NOME PARA FICAR ATENTO. Como roteirista e/ou diretor, o pernambucano Hilton Lacerda participou de alguns dos projetos mais interessantes do cinema recente. Neste ano, escreve e dirige seu primeiro longa de ficção, Tatuagem.

*José Geraldo Couto, crítico de cinema, colunista da Folha de S.Paulo e autor do Blog do Zé Geraldo Couto

Música Internacional
Por Camilo Rocha*

FIM DO COMPLEXTO DE VIRA-LATA. Essa onda de grandes shows estrangeiros cria um cenário para colaborações entre artistas gringos e brasileiros, como rolou entre Wanessa e o rapper Ja Rule. Isso pode nos tornar menos provincianos e um pouco mais cosmopolitas.

UNIDOS VENCEREMOS. Grupos como os Cariocas Empolgados, que fizeram uma vaquinha online para levar o Belle and Sebastian para o Rio de Janeiro, fazem parte de uma tendência maior de mobilização pela internet.

INDIE POP. Alguém comentou que “a camisa xadrez é o novo abadá”. E é isso mesmo: o indie está virando mainstream.

*Camilo Rocha, jornalista e DJ

(Matéria publicada em janeiro de 2011 na revista Criativa. Para ver o conteúdo original, clique aqui)

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